Função cria um catálogo de produtos personalizado de acordo com os interesses do usuário.
Um novo recurso do Instagram foi lançado no Brasil, é o Instagram Shop. A aba de compras personalizadas “Loja” é encontrada em uma seção da guia “explorar” e promete facilitar as compras feitas pelo aplicativo. Isso porque, nela, o usuário encontra um catálogo de produtos baseado nas contas que segue e nos conteúdos que tem interesse dentro da plataforma.
Concentrando vários itens em um lugar só e facilitando a busca para os usuários, o Instagram Shop aparece como uma nova maneira das marcas divulgarem os seus produtos.
O processo da compra
Ao entrar na aba Loja, o usuário se depara com uma vitrine digital de produtos diversos. Além de visualizar fotos, preços e descrição dos itens, é possível encontrar novas lojas – que também são sugeridas pela plataforma de acordo com o perfil do usuário -, navegar entre categorias de produtos, acessar coleções completas e ainda fazer uma “lista de desejos” com os produtos favoritos.
Com a decisão de compra tomada, o usuário clica na etiqueta digital presente nas fotos e vídeos dos posts e é direcionado para o site da loja.
A opção está disponível para todas as empresas que desejam vender seus produtos do e-commerce na plataforma. Basta ter um perfil comercial no Instagram, ligado a outro do Facebook, usar o Compras no Instagram e vender produtos físicos.
Mais visibilidade
Cada vez mais o Instagram tem investido em ferramentas para incentivar compras na plataforma. Em 2018 disponibilizou tags nos vídeos e fotos do feed para indicar que o produto estava à venda, figurinhas de produtos nos Stories e compras nos perfis comerciais. Agora, lança a opção Shop que reúne vários produtos em um lugar só.
Em comunicado, a rede social ainda prometeu adicionar uma nova guia Loja na barra de navegação para que o acesso ao Instagram Shop seja feito com apenas um toque.
Ativar Compras no Instagram no aplicativo do Instagram
No momento, esse recurso está disponível apenas para empresas aprovadas nesses mercados.
Antes de começar:
- A conta deve estar aprovada para o recurso Compras no Instagram para apresentar produtos em publicações e stories.
- Não deixe de usar a versão mais recente do aplicativo do Instagram.
- Você precisa configurar as Compras no Instagram antes de ativá-las no aplicativo do Instagram.
Para ativar a capacidade de apresentar produtos no aplicativo do Instagram:
- Acesse seu perfil e toque em
- Toque em Configurações
- Toque em Negócios.
- Toque em Compras. Observação: a opção de tocar em Compras só está disponível para contas aprovadas para o recurso Compras no Instagram.
- Toque em Continuar
- Selecione um catálogo de produtos para conectar com sua conta comercial.
- Toque em Concluir.
Se você não vir a opção Compras, sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada para usar o recurso Compras no Instagram. O processo de análise pode levar alguns dias, mas, às vezes, precisamos analisar a conta detalhadamente, o que pode demorar mais tempo.
Mais informações, clique aqui.
Fonte: Portal Consumidor Moderno / FCDL MG