Ao ler essa frase do psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung, me veio a memória um fragmento da história de Nelson Mandela, quando um autor descreve sobre um diálogo com o mesmo, no tempo em que ele esteve preso e foi questionado pelos carcereiros sobre o porquê dele lutar tanto e continuar a estudar já que morreria na cadeia. Então, Mandela disse que ele não tinha como controlar o que as pessoas faziam contra ele, mas como ele se sentia e reagia à isso era sim sua responsabilidade e algo que podia controlar.
O que essa frase e história trazem para nós é um conteúdo riquíssimo para uma auto-reflexão muito importante e extremamente necessária nos dias de hoje: nós somos os únicos responsáveis pela realidade em que vivemos. A maioria de nós não foi criada com essa perspectiva de que somos responsáveis pela vida que temos e por estarmos onde estamos, mas essa é a verdade. Não é o governo, a família, o vizinho ou o nosso chefe… Somos NÓS! Nossas decisões. Compreender isso é algo tão poderoso, simplesmente porque nos faz perceber a diferença entre SER, quando fazemos nossas escolhas de forma consciente, e EXISTIR, quando ficamos à mercê do que nos acontece. Para que possamos fazer escolhas que nos levem aonde sonhamos e alcançar aquilo que tanto almejamos, é preciso desenvolver em nós uma habilidade que se chama Autorresponsabilidade. Esse é o primeiro passo para uma jornada de transformação genuína e permanente.
Ser autorresponsável é olhar para nossa vida, para nossas falhas e defeitos, para aquilo que nos acontece, para os nossos resultados e assim compreender que tudo isso é mérito nosso. Ser autorresponsável é parar de atribuir aos outros a responsabilidade pelos fracassos, perdas e dores e sair do papel de vítima se colocando finalmente como agente ativo da própria história. É claro que fatores externos tem influência sobre nosso caminho, mas não podem ser desculpas para os nossos insucessos. Vitórias e derrotas vão acontecer, essa é a dinâmica da vida. Aprender com eles é o que nos torna maduros e mais preparados para os desafios. Quando fazemos isso trazemos para as nossas mãos as rédeas da nossa própria vida, tomando posse do controle necessário para que o nosso destino e futuro sejam diferentes… Sejam incríveis! Ser autorresponsável é se tornar criador de uma nova realidade e protagonista da própria história! E este é o convite que faço à você hoje.
Entenda algo: quem fica olhando para trás preso ao passado, sentado na poltrona da zona de conforto no papel de vítima, está escolhendo viver às margens da sua história e colocando na mão de outras pessoas o controle da sua vida. Você tem sonhos? Deseja ser feliz? Quer construir uma nova carreira ou ter um relacionamento saudável? Desenvolva em você a AUTORRESPONSABILIDADE e comece a trilhar uma jornada rumo à uma transformação de vida.
Para sua reflexão – responda internamente ou escreva em um caderno:
1) Que movimento você pode fazer hoje para mudar sua realidade e desenvolver uma postura autorresponsável?
2) O que você precisa olhar e modificar em você, e na sua história, que tem se repetido e te levado para um destino que não é aquele que sonhou?
Lembre-se: Deus tem o controle dos fenômenos da natureza, do vento, das marés. Todos são fatores externos. Mas quem controla o leme do barco, da sua vida, é VOCÊ!
Por Karina Provezano